quinta-feira, 14 de junho de 2012

Literatura de cordel para todas as idades

Por Edson Souza


A leitura de cordel nas é muito eficaz, pois tem uma estrutura simples, rápido devido as poucas páginas, e de fácil compreensão. Algumas professoras de várias escolas incluíram a literatura de cordel como uma forma de valorizar a cultura nordestina em classe.


As páginas dos cordeis valorizam o cotidiano, a vida simples, as histórias de heroísmos e o que a imaginação deixar. 





Carlos Drummond de Andrade, reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros definiu o cordel: "A poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, do senso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro, em suas camadas modestas do interior. O poeta cordelista exprime com felicidade aquilo que seus companheiros de vida e de classe econômica sentem realmente. A espontaneidade e graça dessas criações fazem com que o leitor urbano, mais sofisticado, lhes dedique interesse, despertando ainda a pesquisa e análise de eruditos universitários. É esta, pois, uma poesia de confraternização social que alcança uma grande área de sensibilidade"



O desenvolvimento do projeto foi  iniciar uma história com uma simples leitura, desenhos, estrutura da linguagem, título, tudo para inteirar os jovens.
Com textos simples e a valorização do cotidiano a linguagem do cordel flui melhor. Os alunos também fizeram o seu próprio cordel ,

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário