quinta-feira, 27 de março de 2014

Peça alemã na zona leste de São Paulo



 Por Edson Souza

Crítica de teatro


Divulgação - O homem feio
Depois de uma curta temporada no Sesc Consolação a Companhia Insaciável tem o mérito de levar o recente escritor alemão Marius Von Mayenburg, para os palcos da Penha, zona leste de São Paulo, uma região carente de bons espetáculos, e assim ocorre a descentralização do roteiro de boas peças na cidade.

A direção de André Pink e os atores Alex Houf, Bruna Miglioranza, Camilo Schaden Danilo Gambini, Tiago Real e Fernanda Hartmann criam uma atmosfera de conformismo social. Drama e comédia se misturam e o espectador fica na dúvida de como classificar o espetáculo.

A peça O Homem Feio, conta com recursos mínimos de cenário, com um pano de fundo branco e um balcão, assim o espectador não consegue se localizar no ano em que se baseia a história contada. 

Um dia Lette descobre que sua feiura atrapalha no desempenho de seu trabalho, não conformado procura por um cirurgião plástico e torna – se um modelo de beleza. Mas terá consequências inacreditáveis e um desfecho incerto. O espetáculo e discute o excesso de cirurgias plásticas a procura da perfeição física e a selvageria social moderna.

O figurino social em preto e branco não interfere ou chama atenção durante o espetáculo, assim como a iluminação simples, mas com uma execução perfeita e a sonoplastia é somente feita pelos próprios atores, com sons de onomatopeias, brocas e diversos sons de aparelhos, criada pelos atores.

O espectador que senta na primeira fileira do espetáculo é capaz de ficar ao lado dos atores, pois enquanto uma dupla de atores está atuando, o restante fica sentado assistindo a encenação. Em um breve momento ocorre a quebra da quarta parede, com uma pequena interação com o público e faz com que as mulheres da plateia sejam figurantes.

O texto é de fácil assimilação, contemporâneo e poderia se passar em qualquer cidade do mundo. A expressão corporal dos atores estão de acordo com as diversas linguagens teatrais utilizadas pelo diretor, sutis e de fácil percepção para qualquer público, não desrespeitando a sua inteligência.

O Homem feio
22/03 até 21/04
Centro Cultural da Penha
Bilheteria
Sábados às 20h e Domingos às 19h Ingressos: R$ 10 / R$ 5 (meia-entrada)
(11) 2295-9624 ou e-mail: centroculturaldapenha@gmail.com
Endereço: Largo do Rosário, 20 - Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário